Nota Pública – OJB manifesta-se em defesa de jornalista ofendido por governador

A Ordem dos Jornalistas do Brasil manifesta-se publicamente em defesa do colega Rodrigo Constantino em razão das ofensas proferidas contra ele pelo governador de São Paulo, João Doria.
Durante o espaço que lhe foi concedido pela Jovem Pan a título de “direito de reposta”, o governador pouco se ateve a tratar das colocações feitas por Rodrigo Constantino que teriam motivado a concessão deste direito, preferindo usar a quase totalidade do espaço para proferir ofensas e desqualificações a um profissional de mídia.
É um pressuposto básico da democracia que qualquer cidadão tenha o direito de expor suas opiniões, e o respeito mútuo deve sempre balizar os limites do debate público. No caso em tela, havia ainda o agravante de se tratar de uma relação desigual, em que um governador, com acesso a todos os instrumentos de poder da máquina estatal, partiu para a agressão contra um expoente da imprensa livre, tendo inclusive “pedido a cabeça do jornalista no ar”, segundo o próprio ofendido. Caso esse suposto pedido venha a ser atendido, total ou parcialmente, ficará configurado um enorme atentado à liberdade de expressão e ao exercício do verdadeiro jornalismo no Brasil.
Assim sendo, repudiamos a atitude grosseira e desrespeitosa do governador João Doria contra um profissional no exercício de seu trabalho, e defendemos que nenhuma punição ou boicote sejam praticados contra o jornalista Rodrigo Constantino por qualquer órgão de imprensa em razão da atitude lamentável do governador.


16 thoughts on “Nota Pública – OJB manifesta-se em defesa de jornalista ofendido por governador

  • 5 de fevereiro de 2021 em 02:27
    Permalink

    Parabéns por, enfim, defenderem o direito ao livre exercício profissional de um jornalista nesses tempos de censura e cancelamentos.

    Resposta
  • 5 de fevereiro de 2021 em 02:29
    Permalink

    Parabéns pela coragem e coerência em meio a MEDIOCRIDADE que hj impera em grande parte dos “jornalistas” .
    Independente do viés ideológico pessoal, o ataque do governador Dória, a um jornalista que MOSTROU DADOS em sua análise, não pode ser ignorada, muito menos aplaudida, por tratar-se de atitude autoritária, de tentativa de censura e intimidação de toda uma classe!
    Meus respeitos!

    Resposta
  • 5 de fevereiro de 2021 em 02:38
    Permalink

    Parabéns OJB,
    hoje em uma simples nota de repúdio virou, para muitos, um ato de coragem.
    Torço para que não fiquem nesse blablabla, com todo respeito.
    E olha que não sou muito fã do Consta, gosto mesmo é dos Ramones.

    Resposta
  • 5 de fevereiro de 2021 em 03:28
    Permalink

    Parabéns,pela atitude.

    Resposta
  • 5 de fevereiro de 2021 em 03:35
    Permalink

    Já não era sem tempo! Sinto vergonha das associações dos Jornalistas de todo Brasil que até o momento não se manifestaram, fazendo assim a prova de que estão aparelhadas e em conluio com os representantes que foram eleitos pelo povo mas que somente usam o poder concedido pelo povo para oprimir, mandar e desmandar onde querem! Nem Ministério Público se manifesta. Eleições à porta, o povo deve começar a raciocinar sobre seus representantes!

    Resposta
  • 5 de fevereiro de 2021 em 03:51
    Permalink

    Até que enfim. Não vão falar nada de outros jornalistas sendo presos e censurados pelo mesmo motivo ?

    Resposta
  • 5 de fevereiro de 2021 em 04:33
    Permalink

    Atitudes como a do governador devem ser sempre repudiadas com veemência!
    Toda democracia precisa de uma imprensa livre!

    Resposta
  • 5 de fevereiro de 2021 em 06:38
    Permalink

    Esta faltando etica na nossa politica, falta carater.João Doria esta desesperado atacando a todos. Se ver a falta de preparo politico deste senhor. Vergonha para nós Brasileiros

    Resposta
  • 5 de fevereiro de 2021 em 09:30
    Permalink

    Parabéns pelo comentário, pelo posicionamento e pelo repúdio e favor do colega de vocês. O bom jornalismo ainda respira.

    Resposta
  • 5 de fevereiro de 2021 em 10:03
    Permalink

    Foi um grande absurdo! Nada de argumentação e resposta de fato. Uma atitude feia e patética do governador!
    Parabéns por se posicionarem!

    Resposta
  • 5 de fevereiro de 2021 em 12:17
    Permalink

    Parabéns, apesar da demora!

    Resposta
  • 5 de fevereiro de 2021 em 12:53
    Permalink

    Parabeniza-los por esta Nota Pública em defesa de jornalista Rodrigo Constantino, pois independente da posicionamento político e/ou ideológico tanto da ojb quanto do jornalista em questão, algo bem maior está em jogo neste situação, a liberdade de opinião de TODOS jornalista, principalmente no exercício do seu trabalho.

    Resposta
  • 5 de fevereiro de 2021 em 13:27
    Permalink

    Esse ditador é cheio de querer, só porque usa calcinha apertadinha fechada a vácuo e arranca camisinha soltando pum, se sente no direito de ligar na Jovem Pan ao vivo pra dar showzinho ao estilo do personagem Vera Verão.
    Dória é definitivamente um peida na linguiça!

    Resposta
  • 5 de fevereiro de 2021 em 16:56
    Permalink

    Como cidadão venho reiterar a posição da OJB, no respeito ao trabalho dos jornalistas. Posso não gostar de determinados fatos e opiniões, mas vou lutar pelo direito à expressão das opiniões e fatos pela mídia. Eu assisti horrorizado ao episódio, e acredito que toda a comunidade deve se opor à postura de um executivo desse porte.

    Resposta
  • Pingback: Ordem dos Jornalistas do Brasil sai em defesa de Rodrigo Constantino - Terça Livre TV

  • Pingback: Ordem dos Jornalistas do Brasil sai em defesa de Rodrigo Constantino – Farol.News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abra um Chat